Chia


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


Na América pré-colombiana, a chia era uma das plantas mais importantes na agricultura, junto com o milho e o feijão. As sementes, inteiras ou moídas, são consumidas a partir dele, proporcionando um alimento de grande valor nutricional. Possui alto nível de ômega 3 conhecido, tornando-se uma alternativa saudável aos óleos de peixe. Comer uma porção dessas sementes diariamente garante uma pele elástica, retarda o envelhecimento e as doenças da velhice. Não menos importante é seu leve efeito laxante, ideal para casos de constipação crônica.


Nome científico: Salvia hispanica

Nomes comuns: sálvia hispanica, chia

Parte da planta usada: sementes

Composição: mucilagem, proteínas, óleo, ômega 3, vitaminas, minerais.

Ação farmacológica: laxante, anti-inflamatório, anti-envelhecimento.

Indicações: constipação, artrite, inflamação intestinal, estrias, rugas, diabetes, hiperglicemia.

Contra-indicações: alergia a algum dos seus componentes


Modo de emprego:

Para constipação, colocar duas colheres de sopa de sementes de chia em um copo grande de água durante a noite. Tomar na manhã seguinte com o estômago vazio e beba pelo menos 2 litros de água durante o dia.

Para as demais indicações, preparar da mesma forma, mas acrescenta-se um pedaço de fruta ou seu suco e bater tudo no liquidificador.


Alguns estudos sugerem que o consumo de chia pode melhora a composição corporal em pacientes com diabetes melito tipo 2, melhora do perfil lipídico, melhora da estatose hepática não relacionada ao consumo de álcool, melhora dos níveis de pressão arterial em pacientes com diabetes melito tipo 2, e melhora dos níveis de glicemia pós-prandial em pessoas saudáveis.


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Referências bibliográficas:

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