Anis


O INTUITO DA POSTAGEM É EDUCACIONAL E SE BASEIA NOS CONHECIMENTOS DA MEDICINA TRADICIONAL. A AUTO-MEDICAÇÃO DEVE SER EVITADA E A AVALIAÇÃO MÉDICA É DESEJÁVEL ANTES DE SE UTILIZAR AS PLANTAS MEDICINAIS.


O anis é uma erva da família Apiaceae nativa do sudoeste da Ásia e da bacia do Mediterrâneo oriental. Forma arbustos de até 1 metro de altura. As folhas na base da base são simples, 2-5 cm de comprimento, ligeiramente lobadas, enquanto na parte superior do caule são pinadas e mais profundamente divididas. As flores, de 3 mm, são brancas, pentapetalosas e surgem em umbelas densas. O fruto é um esquizocarpo oblongo de 3 a 5 mm de comprimento com forte sabor aromático.


Nome científico: Pimpinella anisum L.

Nomes comuns: anis, anis-verde, erva doce.

Parte da planta usada: frutas.

Composição: óleo essencial, flavonóides, fenol.

Ação farmacológica: digestivo, carminativo, expectorante.

Indicações: dispepsia, flatulência, espasmos intestinais.

Contra-indicações: o óleo essencial de anis pode causar alergias em pessoas sensíveis.


Modo de emprego: usado como condimento ou na forma de tisana. Aqueça 1/4 litro de água e adicione uma colher de chá de anis. Deixe repousar 5 minutos. Tome 3 xícaras por dia após as refeições.

Um estudo mostrou potenciais benefícios do óleo de anis no tratamento da enxaqueca, especialmente a frequência e duração das crises, além da redução da necessidade de consumo de analgésicos.


#fitoterapia #anis #medicinatradicional #medicinaintegrativa #saudeintegrativa #plantasmedicinais


Referência bibliográfica:

  1. López PM. Manual práctico de fitoterapia. Descripción de las plantas medicinales y preparación de remédios naturales. Guíasprácticas Nº 4. Plantasmedicinales.net, 2017

  2. Mosavat SH, Jaberi AR, Sobhani Z, Mosaffa-Jahromi M, Iraji A, Moayedfard A. Efficacy of Anise (Pimpinella anisum L.) oil for migraine headache: A pilot randomized placebo-controlled clinical trial. J Ethnopharmacol 2019 May 23;236:155-160. doi: 10.1016/j.jep.2019.01.047. Epub 2019 Mar 7.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo