Áreas de aplicação da nutrição energética


Prevenção

A principal aplicação para a nutrição chinesa é a prevenção de doenças e a busca por uma vida saudável em geral. Os estados leves de desarmonia que são comuns na vida cotidiana, por exemplo, os causados por fatores bioclimáticos, como frio ou calor, ou provocados por períodos de estresse, podem ser equilibrados com a preparação e a escolha adequadas dos alimentos. A escolha de alimentos de acordo e em harmonia com as estações do ano protege o corpo contra distúrbios e ajuda a conviver com as demandas do dia a dia.

Durante as estações frias (outono e inverno no hemisfério norte), por exemplo, deve-se aumentar a ingestão de alimentos mornos ou quentes com caráter Yang mais pronunciado. Frutas e saladas, que são alimentos que são principalmente Yin, não são recomendadas durante os meses mais frios, porque esfriam ainda mais a energia do corpo, em vez de aquecê-la e protegê-la do Frio externo.


Tratamento

O uso de qualquer estratégia terapêutica pressupõe a realização do diagnóstico adequado. Dessa forma, quando se pensa no uso terapêutico do alimento, a pessoa deve procurar um profissional com formação sólida em Medicina Tradicional Chinesa, para que ele, com base nos sinais e sintomas apresentados, possa fazer o diagnóstico da desarmonia. A escolha adequada dos alimentos fornece uma base para outros métodos de tratamento, como acupuntura e fitoterapia.

A terapia dietética ajustada à desarmonia apresentada cria uma boa base para tratamentos adicionais, resultando em uma melhoria mais rápida e eficaz.

Um exemplo do uso terapêutico dos alimentos é o tratamento da insônia, que tem como objetivo drenar o Yang. Se o paciente continuar consumir alimentos que estimulem o Yang, como alimentos mornos ou quentes (ex.: café, especiarias quentes, alho, cebola e cordeiro), ele não colabora com o tratamento proposto. Abster-se de alimentos que contêm Yang e dar preferência a alimentos Yin, por outro lado, apóia a acupuntura


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

4 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.