Dr. Sergio Akira Horita

24 de nov de 20193 min

Nutrição energética na deficiência de Yang do Rim (Shen Yang Xu)

Nutrição energética na deficiência de Yang do Rim (Shen Yang Xu)

A deficiência do Yang do Rim se desenvolve a partir da deficiência de Qi do Rim.

A deficiência de Yang do Rim geralmente apresenta sintomas de resfriado. Como o Yang do Rim é é a raiz de toda a energia Yang em nosso corpo, a deficiência de Yang do Rim causa extenso sintoma de resfriado nos Órgãos e Vísceras (Zang Fu), letargia e fraqueza.

Os distúrbios digestivos do Estômago e do Baço podem resultar de aquecimento insuficiente (sintomas: falta de apetite, fezes amolecidas). O Yang do Rim deficiente impede o aquecimento suficiente do Jing, o que o enfraquece.

Diagnóstico ocidental

Distúrbios urológicos como cistite crônica (infecção do trato urinário), nefrite, prostatite, uretrite, problemas sexuais como frigidez, impotência e ejaculação precoce; depressão, ansiedade, lombalgia recorrente, ciática, artropatia degenerativa, artrite reumatoide, deficiência auditiva, zumbido.

Sintomas

Sensibilidade geral ao frio, fraqueza, letargia, susceptibilidade às doenças; sensação de frio e fraqueza na região lombar e nos joelhos, juntamente com dor nestes locais; depressão, medo, micção frequente com urina clara, nictúria, incontinência, perda de libido, impotência, frigidez, amenorreia, distúrbios de fertilidade, perda auditiva, tontura, zumbido, diarreia pela manhã, falta de apetite, fezes moles.

Terapia

Tonificar o Rim: R7, VG4, VC4, VC6, B23 + Moxa

Fortalecer o "Portão da Vida" (Ming Men): VG4 + Moxa

As mesmas recomendações alimentares que foram realizadas para a deficiência do Qi do Rim aplicam-se à deficiência do Yang do Rim.

Evitar

Todos os alimentos frios ou gelados, alimentos congelados, alimentos crus, frutas frias termicamente (por exemplo, frutas cítricas e tropicais), saladas, laticínios, consumo excessivo de líquidos (por exemplo, água mineral com alto teor de sódio) e bebidas termicamente frias (por exemplo , suco de laranja).

Os seguintes alimentos têm um forte efeito de diminuição da energia do Rim: açúcar refinado e bebidas alcoólicas, especialmente aquelas de alto teor alcoólico

Recomendações

Natureza térmica: alimentos moderadamente quentes, mornos e neutros

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: salgado-quente, salgado-morno, salgado-neutro

Peixes e frutos do mar: ostras; peixe defumado, principalmente salmão; mexilhões, camarão, atum

Carnes: carne de veado, cordeiro, porco selvagem, pato, carne de porco

Legumes: erva-doce, repolho preparado com especiarias, alho-poró, rabanete, vegetais de raiz, cebola

Frutas: cerejas, uvas

Bebidas: café em grão, chá com especiarias e chá de iogue

Grãos: trigo sarraceno, aveia, milho, arroz (assado antes de cozinhar)

Especiarias: gengibre, alho, pimenta preta, canela

Leguminosas: feijão Adzuki, lentilhas, soja preta

Nozes e sementes: castanhas, sementes de lótus, especialmente gergelim preto torrado, sementes de girassol, nozes torradas

Sopa Master com tipos de aquecimento de carne, legumes e temperos.

Alimentos termicamente quentes, especialmente temperos quentes, não devem ser usados ​​excessivamente, pois podem secar os líquidos e enfraquecer o Yin.

É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim.

Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.

Prognóstico

A Medicina Tradicional Chinesa considera as condições de deficiência do Rim como distúrbios graves que requerem tratamento cuidadoso. Isso inclui abordar o estilo de vida prejudicial que levou às desarmonias. Após o diagnóstico completo, o tratamento deve incluir acupuntura e moxabustão, terapia nutricional, ervas chinesas e exercícios terapêuticos (Qi Gong, Tai Chi). Os tratamentos de acupuntura devem ser adequadamente suplementados com terapia nutricional. O fortalecimento e o aquecimento de alimentos para o Rim, preparados com métodos de cozimento apropriados, aceleram o sucesso do tratamento. Em conjunto com a suplementação da energia do Rim, a terapia nutricional também precisa complementar e sustentar o Estômago e o Baço. Distúrbios graves como a deficiência de Yang no Rim ou Yin do Rim podem exigir o uso de ervas chinesas.

Dependendo da gravidade da doença, o tratamento pode exigir semanas a meses de terapia consistente. Distúrbios profundos do Rim podem até exigir tratamento por vários anos. Com diagnóstico e terapia corretos, resultados bons a muito bons podem ser alcançados. O prognóstico não é tão bom para a deficiência constitucional de Qi do Rim ou do Jing, talvez causada por danos externos maciços, como traumas ou drogas. Estes são difíceis de tratar e a melhora é modesta e leva anos para serem alcançados.

A terapia nutricional, bem como a terapia com ervas medicinais, pode fortalecer significativamente a energia do Rim, assim como uma mudança de circunstâncias e estilo de vida. A deficiência de Yin do Rim, ou deficiência geral do Yin, no entanto, não responde bem à acupuntura. Essas condições requerem terapia com ervas nutricionais e medicinais.

Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

    149510
    10