Dr. Sergio Akira Horita

24 de jun de 20221 min

As doze zonas cutâneas (pi bu)

As doze zonas cutâneas fazem parte de canais de energia que circulam mais superficialmente e, que tem como função, mover o Qi e o Xue para a superfície do corpo, nutrindo a pele e os poros, e atuando na proteção contra fatores patogênicos externos.

Figura 1 - Zonas cutâneas. São áreas pelas quais, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o Qi e o Xue dos meridianos mais profundos são transferidos para a superfície do corpo. Eles também têm uma relação direta com os meridianos tendinosos.

Elas são caracterizadas pela sua associação com os canais de energia principais e por não possuírem pontos próprios. Elas têm papel importante no diagnóstico das afecções dos canais principais, por meio das sensações patológicas, danos e alterações da cor da pele.

A sua função principal é a proteção do corpo contra agentes patogênicos externos promovida pelo Wei Qi, que circula por essas zonas cutâneas.

Além da capacidade de se realizar o diagnóstico das doenças dos órgãos e das vísceras pela análise das zonas cutâneas, é possível executar a terapia das zonas cutâneas, como o uso de gua sha, ventosaterapia, massagem, entre outras.

Referências bibliográficas:

  1. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  2. McCarthy, M. (2003). Palpatory literacy, Chinese therapeutic bodywork (Tui Na) and the remediation of head, neck and shoulder pain. Journal of Bodywork and Movement Therapies, 7(4), 262–277. doi:10.1016/s1360-8592(03)00044-5

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

    1840
    0